quinta-feira, 13 de junho de 2013

DICAS DE PINTURA



§  Faça em primeiro lugar uma lista completa dos materiais necessários e que vai utilizar: tintas, massas, lixas, espátulas, pincéis, rolos, fita, coberturas, etc.

  §  Não se esqueça que normalmente se utiliza 2 a 3 demãos de tinta para uma pintura.

 §  Escolha as tintas corretamente, de acordo com o que vai pintar, se não souber exatamente o que comprar e a quantidade necessária para realizar  algum trabalho, pergunte sempre a um técnico especializado. Isso ajudará a economizar dinheiro e não comprar o desnecessário ou produtos errados.

 §  Compre somente a quantidade de tinta que vai utilizar na pintura. Veja o rendimento (m2/litro/demão) do produto (tintas, vernizes, primários, etc.) que escolheu e faça o cálculo da quantidade necessária como descrito abaixo.

 §  Metros quadrados (m2) a pintar, divida pelo rendimento da tinta e saberá então a quantidade necessária para efetuar a pintura em uma demão.

 §  Siga sempre as indicações dos fabricantes ou profissionais, conseguirá assim um trabalho de maior qualidade.

§  Aguarde o tempo mínimo recomendado, que está descrito na embalagem ou ficha técnica da tinta, para efetuar a aplicação das demãos.

 §  Tenha cuidado com os defeitos existentes na superfície que você deseja pintar. Repare-os adequadamente antes de iniciar aplicação de um esquema de pintura.

 §  Em casos de respingos, limpe imediatamente a superfície utilizando uma esponja ou pano úmido com o próprio solvente do produto.

§  O uso de primário selante antes da pintura fecha os poros da parede e impede que grande quantidade de tinta seja desperdiçada, com consequente maior rendimento da tinta de acabamento.


§  Tintas com brilho destacam as imperfeições das superfícies. Para paredes com saliências e rugosidade é indicado o uso de tintas mate.

 §  Quando escolher uma cor num ambiente interno, e for escolher para ambientes externos, escolha sempre um tom acima (mais fechado) daquele que deseja. A luz do sol que incide sobre as superfícies externas é total e por isso abre as tonalidades.


§  Para pintar paredes de alvenaria (reboco, tijolo, etc.), principalmente as externas, utiliza tintas acrílicas, que são mais duráveis e resistentes à chuva, sol e intempéries.

§  Para destacar objetos específicos, pinte a parede de fundo com uma cor que faça contraste com estes.

 §  Para esconder objetos específicos, pinte a parede de fundo num tom que se assemelhe ao do objeto a ser escondido.

§  Para rebaixar o teto, basta pintá-lo em tons mais escuros do que as paredes.

§  Para elevar o teto, aplique nele cores mais claras do que as usadas nas paredes.

§  Para alargar corredores, as extremidades dos corredores e o teto devem ser pintados com cor mais escura do que as das paredes.


§  Para alongar paredes, aplique tom claro na parte de cima da parede e pinte a parte de baixo com tom mais escuro.

§  Para encurtar ambientes, em um ambiente retangular aplique uma cor mais escura nas paredes menores.

 §  Não pense que resolve o problema da umidade nas paredes com uma demão de tinta. Determine, primeiro a origem dos problemas e mande arranjar, se não quiser que a tinta volte a estalar e a/ou esfarelar, caso contrário será uma perca de tempo e dinheiro.

§  Sabia que a tinta funciona para a casa, como a pele para o corpo humano, isto é; Isola e protege, e ainda tem uma função decorativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário